Templates by BIGtheme NET
download

Postado em 8 de outubro de 2018, por Alexandre Melo.

RENAN FILHO É REELEITO GOVERNADOR DE ALAGOAS POR MAIS 4 ANOS

O candidato do MDB, Renan Filho, foi reeleito governador de Alagoas com votação de mais de 77% e mais de 1 milhão de votos, 857 mil votos a mais que o candidato do PSL, Josan Leite, que ficou em segundo lugar.

Com estes números Renan Filho se tornou um dos  governadores melhores votados de todo o Brasil, nas eleições de 2018.

Outros que tiveram números expressivos foram os governadores eleitos dos estados co Ceará, Camilo Santana (PT), que teve 79% dos votos, e da Bahia, Rui Costa (PT), que teve 75% dos votos.

Uma das surpresas desta eleição foi o desempenho do candidato Josan Leite, que ficou em segundo lugar com mais de 143 mil votos, correspondendo a mais de 11% dos votos válidos.

A cientista política e professora universitária, Luciana Santana, disse em entrevista à TV Ponta Verde que este resultado se explica por causa da base do candidato do PSL na esfera nacional. “Ele fez uma militância maior na reta final da candidatura e muitos eleitores decidiram votar na legenda [ele é do mesmo partido do candidato à presidência Jair Bolsonaro, que ficou em primeiro lugar na votação] para manter uma coerência. Foi um voto ideológico, mesmo que ele não tivesse chances reais de vencer”, explicou.

O terceiro colocado na eleição para o Governo foi Pinto de Luna (PROS) que conquistou 94 mil votos, seguido pelo candidato Basile Christopoulos (PSOL) com 56 mil votos.

O último candidato, Melquezedeque Farias (PCO), não teve votos de acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Ele teve a candidatura indeferida pelo tribunal, por ser considerado inapto, mas como ainda pode recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE),  pôde ser votado nesta eleição.

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*