O time cruzmaltino venceu o Botafogo por 2 a 0, com gols de Douglas e Luis Fabiano no fim, e levantou o caneco do segundo turno do Campeonato Carioca.

Foi o primeiro gol do camisa nove na equipe cruzmaltina, após sete partidas disputadas.

E o título veio após jogo suado, realizado no Estádio Nilton Santos.

No primeiro tempo, o Vasco teve mais volume de jogo, mas o Botafogo deve as duas chances mais perigosas, ambas de cabeça.

O primeiro bom momento foi botafoguense.

Leandrinho cruzou na área, Renan Fonseca ajeitou, e Igor Rabello perdeu chance incrível, cabeceando fraquinho, nas mãos do goleiro.

O Vasco respondeu com Luis Fabiano, que recebeu cruzamento na marca do pênalti, subiu mais alto que o zagueiro e cabeceou para fora.

Depois, Guilherme cruzou na medida, e Bruno Silva cabeceou para ótima defesa do goleiro vascaíno.

O tempo ainda esquentou no fim da primeira etapa, em discussão generalizada que começou com Marcelo, Helton Leite e Rodrigo.

Na etapa final, Luis Fabiano teve ao menos três chances para liquidar a partida.

Primeiro, Gilberto lançou na área, e Luis Fabiano cabeceou por cima do gol de Helton Fernandes.

Em seguida, Nenê cruzou, Helton deu um tapinha, e Luis Fabiano, numa espécie de bicicleta, mandou para fora.

A última foi em cruzamento de Wagner na medida para Douglas, que deu peixinho, Helton Leite tirou, e Luis Fabiano mandou na trave.

Aos 18 minutos, Marcelo, do Botafogo, foi expulso por falta em Guilherme. O atleta levou o segundo amarelo ao parar o ataque rival.

No fim, aos 41 minutos, Nenê bateu escanteio, e Igor Rabello cortou mal. Douglas pegou de primeira e balançou a rede. Luis Fabiano ainda anotou mais um aos 47, para desencantar e dar o título da Taça Rio ao Vasco.

Agora os quatro grandes vão disputar as semifinais para definir quem será o campeão estadual de 2017.

FICHA TÉCNICA:
VASCO 2 X 0 BOTAFOGO

Local: Estádio Nilton Santos
Data: 16/04/2017
Hora: 16h (de Brasília)
Árbitro: Bruno Arleu de Araújo
Assistentes: Silbert Sisquim e Jackson Massarra
Cartão Amarelo: Yago Pikachu, Rodrigo, Guilherme Costa, Douglas, Nenê(Vas); Matheus Fernandes, Bruno Silva, Marcelo, Dudu Cearense, Fernandes (Bota)
Cartão Vermelho: Marcelo e Bruno Silva (Bota)
Gols: VASCO: Douglas, aos 41 e Luis Fabiano aos 48 minutos do segundo tempo

VASCO: Martín Silva, Gilberto, Rafael Marques, Rodrigo e Henrique (Wagner); Jean, Douglas, Andrezinho (Guilherme Costa), Nenê e Yago Pikachu (Manga Escobar); Luis Fabiano. Técnico: Milton Mendes

BOTAFOGO: Helton Leite, Marcelo, Renan Fonseca, Igor Rabello e Gilson; Bruno Silva, Matheus Fernandes, Dudu Cearense e Leandrinho (Pachu); Guilherme (Fernandes) e Sassá (Vinicius Tanque). Técnico: Jair Ventura